sábado, 30 de junho de 2012

Discipulo de Peter Pan

Três anos sem Michael Jackson

link: Smooth Criminal

Michael Jackson sempre foi brilhante. Falar sobre ele seria demorado, pois a vida artística começou aos 5 anos de idade, o que privou sua infância, daí histórias não faltaram. Taí um fato que não recordaram quando anos mais tarde o nome dele foi envolvido em processos sobre pedofilia. Michael não teve infância, mas sempre foi um menino. Fã de Peter Pan, o garoto que não cresceu da história e que vivia na Terra do Nunca.

Michael sempre se dedicou aos seus fãs. Foi "programado" assim. Desde muito tempo eu particularmente já temia por um fim precoce e trágico do astro. Uso muito pouco essa palavra: Astro. Porque muitos querem ser, mas poucos o são. Quando fui ao cinema assistir ao "This is It", não tive dúvidas que essa é a única forma de definí-lo.

Tirando os excessos que vão desde as muitas plásticas e aos filhos e suas origens mal explicadas, digo que Michael na minha opinião foi mais uma vítima da mídia em forma de máquina que produz dinheiro e não se sacia nunca, pouco se importando com o destino de "seus produtos".

Vai lá, Michael... descança em paz na Terra do Nunca e deixa com a gente a tua música.


_________________________________________
Discurso sobre a minha família
 "Minha querida família, meus avós maternos morreram, o meu avô Arthur, pai do meu pai, morreu, e fiquei com mais algumas pessoas na minha família.

Mesmo nas diferenças dos rostos sempre temos amor em nossos corações inseparáveis pelas pessoas que adoramos.


Quando imagino, consigo ver meu lugar divertido e um pouco triste, para mim não existe lugar vazio, tenho uma família grande que me ama!"
Autora: Christine Steigleder da Costa - 7 anos e meio
 
 
 
 
 
__________________________________________


Dica Cultural
Teatro João Caetano. Estava eu lá assistindo o Mágico de Oz que misturou efeitos especiais, de vídeo, audio, canto, música, circo e dança.
Um espetáculo envolvente que mexe nos corações de crianças de todas as idades.

Até o Totó, cachorrinho da Dorothy, fez seu show a parte, merecendo destaque ao lado de Mieli (O Mágico), Lucio Mauro Filho (leão medroso) e Maria Clara Gueiros (com seu humor descontraído faz a Bruxa Malvada).


Surprendente também a atuação de Malu Rodrigues (cantora e atriz de apenas 18 anos) que incorporou com perfeição e maturidade a personagem que chega ao Mundo de Oz e faz amigos como o Homem de Lata (Nicola Lama), o Espantalho (Pierri Baitelli) e o Leão Covarde.

Pais, levem seus filhos. Diversão sadia e emocionante. Um investimento.
________________________________________________

Links Destaque:   O Jeito Carioca - uma crítica engraçada
________________________________________________






Atualizado em 02/07/2012 - fonte Stones Planet Brazil : 43 anos que Brian Jones partiu.



------------------------------------------

Logo dos Stones de 50 Anos
Parte 3
Dia 08 de Julho.

Falta pouco.



domingo, 24 de junho de 2012

Leitura, Escritores e Amigos


Por que não gostamos de ler? 

Sabemos que ler é importante, porém achamos algo difícil. Não vamos nos prender nas razões, que já sabemos se olharmos para trás. Vamos refletir...
 O que nos falta?

Entendimento - Ler nos faz entender assuntos diversos. Compreender, perceber... Como poder falar de algo que não conhecemos?

Cultura - É viajar sem passaporte e avião. Temos contato com várias culturas diferentes. Daí compreender que entendemos o outro quando descobrimos a história que o cerca. É um remédio contra a diferença entre as pessoas.

Reflexão - Ler nos faz refletir. É inevitável. Formamos uma opinião, uma ideia nossa, individual e madura dos fatos e chegamos ao crescimento pessoal.

Conhecimento - Lemos e passamos a escrever melhor. Dá-nos confiança, assim, de nossa historia e de o conhecimento de um mundo novo.

Leitura dinâmica - O poder de refletir muito mais rápido. Agilidade na leitura, entender o assunto de um texto e avaliar a opinião do escritor e chegar a uma conclusão aprimorada.

Vocabulário - Ah! Tesouro garantido. No mercado de trabalho é um diferencial.

Escrita - Reflexão e conhecimento junto com vocabulário rico. Que acontece? É claro que é garantido o desenvolvimento de um texto fica mais fácil. Quem lê, se expressa melhor.

Diversão - Um bônus. Concorda? Ler por si só já garante diversão. Novamente é a viagem sem avião e passaporte. Conhecer esse mundo, o planeta, e novos mundos imaginários.

Informação - Mais aplicada em notícias, a leitura nos atualiza de fatos do mundo e até sobre nossa cidade. Mas deve ser criteriosa. Existem muitos meios da mídia que se especializaram em DESINFORMAÇÃO. Cuidado galera.


Quero fazer um elogio a três amigos que tenho. Seguem as charges de cada um logo abaixo.

São escritores e além de admirá-los como pessoa, me identifico com a mensagem de cada um:



JULIO ROCHA

Com seu estilo de ficção e romance policial, tem sido meu orientador (Técnicas para Escrever Ficção) em criar meu primeiro livro. Teia Negra é um romance policial que acontece no Rio de Janeiro. Acanãs é a primeira parte de uma série. Muito bom.

 ALLAN PITZ

Além de ser meu amigo pessoal, Allan Pitz é o rock em forma de escrita. A Arte da Invisibilidade é minha recomendação.  O Peixe de Calças Jeans, histórias para crianças, está sendo lançado nos Estados Unidos e aqui é material de escolas.

SILVIA PRATA

Por orientação de um amigo, o jornalista Ronaldo Rosas, criei um Facebook voltado para meu projeto. Conheci vários autores e me surpreendi com Silvia que está lançando seu livro Amor e Outros Equívocos.
O lançamento do livro será no dia 11 de julho às 19hs no Colégio Educare Pitágoras - SP.
Boa sorte para ela e que venham muitos outros livros.






Para mim, como tantos outros, eles fazem parte do "o novo"  na literatura de nosso Brasil carente de conhecimento.

___________________________________________




Mês que vem... mais sobre eles.



domingo, 17 de junho de 2012

Homenagem ao Blog do Mendes & Mendes


        Cultura. O que é cultura? 

        Não é nada fácil definir, pois hoje em dia o significado se tornou bastante amplo. A cultura é a construção humana, faz parte de cada um individualmente como faz parte de um coletivo regional, social e até mundial. 

       Estou dando maior atenção no momento para a cultura popular do nosso país. Afinal, quem tem que gostar da minha terra? Eu mesmo.
Sou carioca, mas admiro muito nossa história de norte a sul.
Na minha família, meus avós paternos eram do Rio Grande do Norte.

       Você “curte” suas origens?
       
     Cresce cada dia mais a cada geração a falta de atenção as nossas raízes. Eu, particularmente, me preocupo muito com isso. Sei que a tendência é negarmos os ensinamentos dos antigos, para que num futuro de 10 anos se aprenda a lição que se tivesse ouvido a voz do aprendizado, não teria cometido essa ou aquela falha. Essa é uma "maldição" da juventude. E que a política nada se preocupa em mudar esse quadro... até tira vantagem... e assim nosso povo, cada vez torna se  mais e mais ignorante.
      Lembro, quando tinha 10 anos, que os professores nos incentivavam a pesquisa (na época biblioteca – hoje em dia Google) e eu chegava passar tardes perdido no meio dos livros na escola. Cheguei a ler muito de pessoas que passaram pela história, fatos, guerras, mitologia ...  Ganhava de minha madrinha uma enciclopédia a cada aniversário. Procurei dar valor a tudo isso e a experiência de quem um dia já viveu... já passou pela estrada que vou percorrer.
         Por isso me recomendo o Blog do Mendes & Mendes que não só trata de personagens do Cangaço, mas de cultura e pela busca de informações de nossa história. Vale a pena viajar pelo riquíssimo material que ele nos oferece (de várias fontes, inclusive).

      Além disso, me tornei amigo virtual dele, quando precisei fazer uma pesquisa sobre um futuro projeto meu. Mais tarde eu vou falar sobre esse projeto com vocês (*).

        Quero demonstrar meu agradecimento a ele que me incentiva muito aqui no Blog, assim como todos os amigos que trago como irmãos.







___________________________________
 Recomendo que Assistam o Vídeo:

 ___________________________________
(*)
Segue aqui um texto meu. É parte de um conto que vou incluir em um futuro livro. 
Espero que gostem:


E para completar a homenagem, ofereço aqui um mascote ao Blog do Mendes & Mendes:



--------------------------------------

Até semana que vem... 


Construam  o hábito da leitura.

Ler é viajar sem sair de casa.


________________________________________

Mês que vem... mais sobre eles.

domingo, 10 de junho de 2012

The Rolling Stones - anos 1970


Senhoras e Senhores, é com grande expectativa e satisfação que deixem-me apresentar...
Stones: 50 anos

parte 2 de 4

Anos 1970
          Onde foi que eu parei? Ah, claro!! 

          Antes da morte de Brian Jones, os Stones já consagrados, convidaram Mr. Michael Kevin Taylor para substituí-lo na banda. Exatamente em 1969. Mick Taylor havia entrado, anteriormente, em uma banda para substituir Eric Clapton e tocou também com Bob Dylan. Apesar da timidez e discrição nos palcos, ele trouxe ao Stones a chamada fase mais criativa da banda, com fortes temperos (olha eu associando música com culinária novamente) de soul, gospel, R&B e country music.  Sua estreia foi dois dias após a morte de Bryan no lendário show gratuito no Hyde Park, Londres, em julho de 1969. 



Link para Hyde Park - 1969

           
          Em dezembro do mesmo ano, em Altamont, California, uma apresentação ao ar livre com um público maior do que no Hyde Park, a segurança do espetáculo estava por conta dos Hell´s Angels de São Francisco (um grupo de motoqueiros de fama violenta) que desprezavam os 500 mil hippies que foram ao show. Os Angels durante o show agrediam o público quando tentavam subir ao palco. Resultado: mataram um negro e mais três pessoas.

Link para Hell´s Angels versus Hippies (Under My Thumb)

                Mick Taylor participou dos álbuns "Let it Bleed", "Get Yer Ya-Ya's Out", "Sticky Fingers", "Exile on Main Street", "Goat Head Soup" e "It's Only Rock'n'Roll", além de notável participação na gravação de faixas como "Honk Tonk Women" - sua estréia na banda -, "I don't know why", "Through The Lonely Nights" e "Waiting on a Friend", esta última realizada em 1972 durante as sessões de "Goat Head Soup", mas lançada somente no álbum "Tatto You", em 1981.


- Ele é um músico muito fluente e melódico... e isso me deu algo para seguir, de repente - disse Mick Jagger sobre Taylor.

  
em ordem da esquerda para a direita: Charlie, Mick Taylor, Mick Jagger, Keith e Bill.

             Guerra Fria no seu auge e seguem a estrada que rolam as pedras. Em 1971 os Stones estreiam um selo próprio: Rolling Stones Records e lançam Sticky Fingers (aquele da capa com a foto de uma pélvis que no LP original possuía um zíper). Na mesma época associaram à banda a logo desenhada por John Pasche da língua que é tão famosa quanto as logos de Mickey Mouse e Coca-Cola.
 

           






 capa de Sticky Fingers

               1972 os Stones deviam muito em impostos na Inglaterra. Keith se muda com a família para uma mansão: Villa Nellecote, sul da França. Era o Exílio. Só que a banda e os amigos todos foram juntos. Festejavam todo dia e apesar das muitas dificuldades e imprevistos (Charlie não ficou na mesma casa e Jagger não gostava do som naquele porão úmido) fizeram o álbum Exile on Main St. . Keith e Anita, sua esposa, tiveram problemas com as autoridades sobre o uso de drogas na mansão. 


          Exile Main St., o álbum, confundiu a crítica e é um dos, senão “o”, melhor álbum da banda.
Pagaram os impostos na Inglaterra e saíram em turnê (1972/1973) para mais uma vez entrarem em estúdio para lançar em 1973 Goats Head Soup, que contem o hit Angie.



                             capa de Exile on Main St.

Em 1974 sai Mick Taylor e entra o guitarrista da banda The Faces, do Rod Stewart, Ronnie Wood. Mas essa parte fica pra parte três. Os motivos da saída de Taylor nunca ficaram muito claros, mas alega-se que estava ligado a direitos autorais de músicas que ele ajudou a compor e nunca foram lhe dados.
                                                                                    
               Era 1974 quando meu primo, na casa de minha avó materna, chegou depois do almoço com os amigos dele. Estavam cheios de LPs... entre eles vários dos Stones. Mesmo criança eu fiquei por perto para ouvir e descobri que é sim... (agora pegando emprestado a letra)....é só rock´n roll, mas eu gosto. Sim eu gosto.

link para It´s Only Rock and Roll (But I Like it)

fotos do período do Exílio:








Mês que vem a terceira parte.


  • Punks, Discoteca, Ron Wood... 
  • Roberto, Alceu e eu no primeiro show da banda no Brasil. 
  • Crise dos gêmeos... "Fight". 
  • Como sobreviveram os Rolling Stones ?


Boa Semana Amigos.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

The Rolling Stones - anos 1960

Senhoras e Senhores, é com grande expectativa e satisfação que deixem-me apresentar...
Stones: 50 anos

parte 1 de 4

Anos 1960

Dois jovens se reencontram na estação de trem de Dartford (Inglaterra), em 1961.

Já haviam se conheciam no primário (dos 7 aos 11 anos de idade). Keith Richards repara que o outro jovem, Mick Jagger, traz discos de Chuck Berry e Muddy Waters. Afinidades pelo R&B e que mais tarde se juntam a Brian Jones e Ian Stewart. Brancos que tocavam musica de negros.
Um dia Brian ao telefone precisava informar ao boletim do Jazz News o nome da banda. Não sabiam o que dizer, mas estava ali um disco do Muddy que encabeçava a música "Rollin' Stone".
- Todos de acordo? - Brian, Mick e Keith correm  o risco:



The Rolling Stones 

Em 16 de julho de 1962 se apresentam pela primeira vez no clube Marquee. Nasceu a banda.
- Ooh, yeah! Essa sensação vale mais do que qualquer coisa no mundo. Tem um momento em que você realmente sente que saiu do planeta por um instante e que ninguém consegue te alcançar... a gente sente que criou asas - disse Keith no livro "LIFE" recentemente publicado.


Chega 1963. Bill Wyman traz um amplificador Vox e entra para a banda. Apesar do talento o Vox contribuiu para sua entrada.
No mesmo ano entra para a banda o já baterista de jazz, Charlie Watts. Era um desejo do grupo a entrada de Charlie.
A fórmula do sucesso? Um single com a musica Come on e um LP em 1964 bem mexido e  adicionados vários discos de sucessos com os hits (I can´t Get No) Satisfaction, Jumpin´ Jack Flash, Simpathy for the Devil (música que Mick se inspirou ao visitar o candomblé na Bahia), Let´s Spend the Night Together e a fama de "Malditos do Rock"  como uma espécie de anti-Beatles. Taí uma coisa que admiro nos Stones. Não seguiram um produto formatado de comportamento e moda. São autenticos e talentosos.

link para assistir: Satisfaction

Sexo, drogas e Rock’n Roll.
Em 1969 Brian é afastado da banda por uma sequência de problemas e ausências. Foi substituído por Mick Taylor (sobre Mick falo na semana que vem).
Brian foi encontrado morto na piscina de sua casa em Sussex.
Existem duas versões de sua morte: A primeira a consequência de alcool e drogas. A segunda  que um empreiteiro contratado para obras acabou por afogá-lo, por causa dos serviços que Brian se recusou a pagar.

Bem, este é o primeiro de quatro posts para comemorar o aniversário de 50 anos dessa banda que tenho a maioria dos CDs e que frequentemente ocupa meu CD no carro, meu MP3 enquanto vou para o trabalho, embala momentos em familia nos finais de semana e que foi o primeiro tema desse blog quando eu decidi criá-lo (lembram?)  para ter contato com vocês, meus amigos. É sim... consigo sentir muita “satisfação” em ouvir essa grande banda do "pirata" Keith e do "showman" Jagger.

VIDA LONGA AOS...
em ordem da esquerda para a direita: Brian, Mick, Keith, Charlie e Bill.


Do lado direito desse Blog, percebam que existe uma lista de Blogs preferidos. 
Entre eles  o Blog  dos Fãs de Stones que faz um trabalho de informação sobre a banda acima do esperado. Não é bom. É Muito Bom Mesmo.

link: Stones Planet Brazil


Sexta dia 01 de Junho, Ronnie Wood, guitarrista, fez 65 anos



Sabado, dia 02 de Junho, Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones fez 71 anos.







Semana que vem a parte 2... "Você não pode ter tudo que quer, mas se tentar..."



ATÉ SEMANA QUE VEM, AMIGOS E BOA SEMANA COM 

MÚSICA, SAÚDE E PAZ.


já estamos com 3000 acessos no Blog...