"O Brazil não conhece o Brasil", dizia a letra dos anos 70 de Aldir Blanc e Maurício Tapajós.
Alguém se lembra dessa música,
"Querellas do Brasil"? Foi sucesso com
Elis Regina.
A letra era uma referência à "Aquarela do Brasil", do Ary Barroso, e que previa que a cultura do nosso país tendesse a ficar americanizada. Citações como: "O Brazil tá matando o Brasil", deixam bem clara a crítica.
Fico pasmo com o que vemos nas ruas e que não mais existem dois lados como naquele tempo, e sim multiplos modelos de cultura no Brasil, que continua se tornando um BraZil a cada década ao invés de se tornar mais Brasil.
Antigamente havia indignação ao que era errado, só não passávamos de uma certa linha:
Respeito.
Hoje temos nas cidades grande maior diferença entre grupos. Muitos não percebem como "somos" induzidos a isso ao agredirmos uns aos outros e até nossos governantes (eleitos por nós mesmos), como foi o caso com a presidente Dilma.
Um aparte... Não estou defendendo partido ou grupo, mas tento mostrar que devemos refletir e não nos deixar levar.
Como será que os estrangeiros nos viram? Um povo sem muita capacidade, certamente, de se comportar ao menos. Além da imagem de corruptos estampadas nos jornais, de ladrões no exterior, pecamos por nos misturar a toda a lama quando não pensamos de forma organizada e agimos como selvagens. Não estaríamos dando razão a quem quiser ver o "circo pegar fogo", como se diz popularmente?
Discordo de muitas coisas no governo atual, como no anterior também e acho importante protestar. Devemos. Como foi no início das passeatas no ano passado, que depois foram tomadas por grupos extremos e bandeiras em benefício ou objetivo próprio. Nada se conquistou na baderna. Só prejuízo e quem paga a conta da destruição é o próprio povo.
Ser da Zona Sul, Zona Norte, Baixada, Subúrbio, Interior ou Capital.... Que isso? Somos todos iguais. Ninguém é diferente do outro. Tá na hora de derrubar esses limites delineados por governos, mídia e grupos de influência, até religiosos, e mostrar que somos um povo só...BraSil e não BraZil.
Convido todos a refletir. Nós somos campeões em assuntos que muitas vezes não é divulgado como nas
Olimpíadas de Matemática.
No tal "complexo de vira-latas" (com humor) qual podemos ser como brasileiros? Faça sua escolha: