quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Retorno de Ícaro






Ícaro caia no mar.


Eis que a mão de Poseidon, a pedido de Zeus, resgatou Ícaro da morte eminente.

Ícaro fugiu com seu pai Dédalo da Ilha de Creta. Desobedeceu a seu pai e voou na direção do sol. Fazendo que a cera derretesse.

Atordoado com a queda livre que acabara de acontecer, Ícaro não enxergava bem. Não identificava onde estava. Estava no Olimpo com todos os deuses. Segundo Zeus, ele seria preservado como um símbolo de sua geração que seria lembrado por milênios que estariam por vir.



Zeus tinha irmãos que invejavam suas iniciativas, seu positivismo, sua crença na humanidade. Ao ponto de vista de Hades, deus da guerra, Poseidon, deus dos mares, e Hera, mulher de Zeus, Zeus deveria investir em sua própria raça soberana, os imortais, e não nos seus filhos semideuses, pois Ícaro descendia de Zeus. Hades particularmente tinha medo que os semideuses tivessem a mesma intenção que Zeus teve quando derrotou seu pai. Hades temia que os semideuses tomassem seus lugares no Olimpo.

Hermes, conhecido pelos romanos como Mercúrio, observava tudo, pois conseguia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Até que conseguiu estar a sós com Ícaro. Hermes percebeu que Ícaro estava olhando para baixo o tempo todo de uma sacada que poderia ver a Grécia. Queria voltar para casa e ficar com seu pai. Dédalo estava na Sicilia criando maravilhosas invenções para o Rei Cocálo. Ícaro, preservado como imortal queria voltar pra Grécia, queria ser mortal novamente, pois a imortalidade fazia ele se sentir eternamente preso.


Até que um dia Hades mandou fazer para Ícaro asas de metal leve que permitiriam que ele voasse novamente. Hermes observava e não entendia o sentido dessa ajuda de Hades, não era do seu feitio. Hermes tratou de avisar Ícaro.



Ícaro, já havia trapaceado a si mesmo em outro momento. Deixou-se levar pelas paixões e não planejou o que fazia. Não podia repetir de novo o mesmo erro. Pensou, pensou e decidiu ele mesmo criar uma nova maneira de retornar para casa. Mas qual? Ele necessitava de mudança. Mudança em sua vida.


Eis que um dia dormindo ele teve um sonho com a letra delta. Delta é um símbolo de Mudança. Não entendia o que isso queria dizer, mas no intimo sabia que era a solução que ele procurava. Até que ele começou a criar a letra em forma de bastões. Olhava para a estrutura física que criou e começou a substituir por tubos. Usou bambus e goma com fitas de couro. Criou uma estrutura como uma esteira de palha onde ele poderia se proteger durante o uso da engenharia ali criada. 
Segurando uma haste de suporte ele saltou com sua Asa Delta e conseguiu retornar para a Terra. 



Autor: Marcos Costa


Ofereço esse conto aos que por mais difícil que seja o momento da vida ainda possuem coragem para voar.



Nenhum comentário: