domingo, 10 de junho de 2012

The Rolling Stones - anos 1970


Senhoras e Senhores, é com grande expectativa e satisfação que deixem-me apresentar...
Stones: 50 anos

parte 2 de 4

Anos 1970
          Onde foi que eu parei? Ah, claro!! 

          Antes da morte de Brian Jones, os Stones já consagrados, convidaram Mr. Michael Kevin Taylor para substituí-lo na banda. Exatamente em 1969. Mick Taylor havia entrado, anteriormente, em uma banda para substituir Eric Clapton e tocou também com Bob Dylan. Apesar da timidez e discrição nos palcos, ele trouxe ao Stones a chamada fase mais criativa da banda, com fortes temperos (olha eu associando música com culinária novamente) de soul, gospel, R&B e country music.  Sua estreia foi dois dias após a morte de Bryan no lendário show gratuito no Hyde Park, Londres, em julho de 1969. 



Link para Hyde Park - 1969

           
          Em dezembro do mesmo ano, em Altamont, California, uma apresentação ao ar livre com um público maior do que no Hyde Park, a segurança do espetáculo estava por conta dos Hell´s Angels de São Francisco (um grupo de motoqueiros de fama violenta) que desprezavam os 500 mil hippies que foram ao show. Os Angels durante o show agrediam o público quando tentavam subir ao palco. Resultado: mataram um negro e mais três pessoas.

Link para Hell´s Angels versus Hippies (Under My Thumb)

                Mick Taylor participou dos álbuns "Let it Bleed", "Get Yer Ya-Ya's Out", "Sticky Fingers", "Exile on Main Street", "Goat Head Soup" e "It's Only Rock'n'Roll", além de notável participação na gravação de faixas como "Honk Tonk Women" - sua estréia na banda -, "I don't know why", "Through The Lonely Nights" e "Waiting on a Friend", esta última realizada em 1972 durante as sessões de "Goat Head Soup", mas lançada somente no álbum "Tatto You", em 1981.


- Ele é um músico muito fluente e melódico... e isso me deu algo para seguir, de repente - disse Mick Jagger sobre Taylor.

  
em ordem da esquerda para a direita: Charlie, Mick Taylor, Mick Jagger, Keith e Bill.

             Guerra Fria no seu auge e seguem a estrada que rolam as pedras. Em 1971 os Stones estreiam um selo próprio: Rolling Stones Records e lançam Sticky Fingers (aquele da capa com a foto de uma pélvis que no LP original possuía um zíper). Na mesma época associaram à banda a logo desenhada por John Pasche da língua que é tão famosa quanto as logos de Mickey Mouse e Coca-Cola.
 

           






 capa de Sticky Fingers

               1972 os Stones deviam muito em impostos na Inglaterra. Keith se muda com a família para uma mansão: Villa Nellecote, sul da França. Era o Exílio. Só que a banda e os amigos todos foram juntos. Festejavam todo dia e apesar das muitas dificuldades e imprevistos (Charlie não ficou na mesma casa e Jagger não gostava do som naquele porão úmido) fizeram o álbum Exile on Main St. . Keith e Anita, sua esposa, tiveram problemas com as autoridades sobre o uso de drogas na mansão. 


          Exile Main St., o álbum, confundiu a crítica e é um dos, senão “o”, melhor álbum da banda.
Pagaram os impostos na Inglaterra e saíram em turnê (1972/1973) para mais uma vez entrarem em estúdio para lançar em 1973 Goats Head Soup, que contem o hit Angie.



                             capa de Exile on Main St.

Em 1974 sai Mick Taylor e entra o guitarrista da banda The Faces, do Rod Stewart, Ronnie Wood. Mas essa parte fica pra parte três. Os motivos da saída de Taylor nunca ficaram muito claros, mas alega-se que estava ligado a direitos autorais de músicas que ele ajudou a compor e nunca foram lhe dados.
                                                                                    
               Era 1974 quando meu primo, na casa de minha avó materna, chegou depois do almoço com os amigos dele. Estavam cheios de LPs... entre eles vários dos Stones. Mesmo criança eu fiquei por perto para ouvir e descobri que é sim... (agora pegando emprestado a letra)....é só rock´n roll, mas eu gosto. Sim eu gosto.

link para It´s Only Rock and Roll (But I Like it)

fotos do período do Exílio:








Mês que vem a terceira parte.


  • Punks, Discoteca, Ron Wood... 
  • Roberto, Alceu e eu no primeiro show da banda no Brasil. 
  • Crise dos gêmeos... "Fight". 
  • Como sobreviveram os Rolling Stones ?


Boa Semana Amigos.

Nenhum comentário: