segunda-feira, 9 de julho de 2012

The Rolling Stones - anos 1980- 1990


Senhoras e Senhores, é com grande expectativa e satisfação que deixem-me apresentar...
Stones: 50 anos

parte 3 de 4

Anos 1980 & 1990

Assista aos vídeos clickando nos nomes das músicas.
          "Time is on my side... Yes, it is." ( O tempo está ao meu lado, sim está)
Essa música eu conheci através dos Stones (da autoria de Jerry Ragovoy) e  foi muito importante na minha adolescência. 
Mas vamos falar dos...
The Rolling Stones 


Até 1975 eram duas guitarras: Keith e Mick Taylor. 

Só um dia tudo mudou.

The Faces, grupo de rock que tinha Rod Stewart como vocalista, teve o seu fim em 1975 pelo motivo da carreira solo de Rod se tornar mais importante. Assim seu guitarrista saiu da banda e a partir dali os Stones passaram a ter apenas uma guitarra. Keith Richards e Ronnie Wood formaram um só. 

Uma só guitarra. A mágica dos dois tocando se tornou o componente principal dos sucessos e turnês que seguiram. Ronnie sempre foi um Rolling Stone e o destino o colocou em seu lugar no momento certo. Sabiam que era o sonho dele tocar na banda?? Ele realizou esse sonho.

Quem é o melhor? Não existe resposta, pois um completa o outro. Ronnie estreou no album Black and Blue (1976), passando por Some Girls (1978) que foi quando Mick Jagger influenciado por freqüentar a boate Studio 54 em NY criou uma das musicas mais eternas do grupo: "Miss You".

Os Stones passaram sobrevivendo pelo movimento Punk e entravam na era Disco. Acreditavam que ali seria o fim do grupo, pois o rock não tinha como enfrentar a era Disco.
Poderia?

Conseguiram. 


Foi exatamente em Tattoo You (1981), que comprei meu primeiro LP dos Stones e me rendi a musica deles. Simplesmente não conseguia parar de ouvir. O sucesso "Start Me Up"  foi o de menos, pois eu absorvi todo o álbum. Recentemente me peguei ouvindo "Slave" como se fosse primeira vez. Incrível. Você ouve uma musica e anos depois ela chega aos teus ouvidos como nova. 

 
Os anos se passaram e eu só ouvia os fragmentos nas revistas que Mick e Keith estavam brigando, para depois descobrir que a mídia estava vendendo jornal à custa das diferenças. Keith se desentoxicando das drogas se chocava com Mick que administrava a banda sozinho. Enquanto que empresários da música apostavam na carreira solo de Mick. Após o Dirty Work (1986) o grupo se separa. Mick e Keith partem para álbuns solos.



Três anos se passaram e o grupo resolvem as diferenças rolando de volta na estrada. Vinte e cinco anos de The Rolling Stones

Em 1989 retornam com o petardo Steel Wheels e o hino da volta, na minha opinião: "Mixed Emotions".
Cheguei me emocionar quando ouvi o trecho:  

“Você não é o único com uma mistura de emoções.” 

Pensei comigo, se não era uma forma de explicar aos fãs o que aconteceu com o grupo.

Curioso que eu fiquei ali refletindo… Eu não sou o único que mistura emoções também. Valeu Stones. 



Bill Wyman saiu da banda em 1991sem explicar seus motivos. Disse Keith Richards que foi por medo de avião. Seria? Deve ter ouvido aquela música do Belchior. Wyman foi substituído por Darryl Jones (que tocou com Sting, Madonna... ) no baixo e vem tocando na banda até hoje, mesmo como músico de apoio não oficial. 






Em 1993 lançam um maravilhoso documentário de TV:  25x5 -  The Continuing Adventures of the Rolling Stones.





Finalmente um dos meus grandes sonhos veio a se realizar quando após o lançamento de Voodoo Lounge (1994) veio a noticia de uma turnê do grupo ao Brasil em 1995. Bora  botar um palavrão nessa hora, 

P@!#$%*

porque seria a única maneira de demonstrar o que senti.
Fui sozinho… opa… sozinho não. Estávamos eu, Alceu Valença e Roberto Frejat (os encontrei pessoalmente). Todos fãs dos Stones reunidos na Cidade Maravilhosa. Maraca lotado!!!  
Cheguei preparado, pois ouvia Voodoo Lounge sem parar e conhecia todas as músicas apresentadas. Já existia o CD e considero esse album um trabalho bem Rock ´N Roll mesmo.

O Show dentro do Hollywood Rock teve a abertura do Barão Vermelho e Rita Lee.  
Olha o ingresso do show:
Set List das duas apresentações no Maracanã e as matérias dos jornais:

Fui no show do dia 04 de fevereiro de 1995. Uma serpente de aço soprava fogo sobre nós, logo no início. Estava ali no povão... entre Mick Jagger  e Keith Richards, bem próximo ao palco, fazendo parte da multidão não tinha palavras para descrever aquela emoção. O sonho pra mim se realizava. O que era impossível se tornou realidade.

Em "Sympathy for the Devil" o palco ficou todo vermelho, um vídeo mostrava um cenário como um jogo de game onde ao final surge Mick Jagger saindo do chão como um mestre de cerimônias de magia negra. Acho que foi uma das melhores performances do grupo para essa música.

Em "Honky Tonk Women" um vídeo muito legal de mulheres, queria que existisse uma maquina digital naquele dia. A emoção ficou romântica quando fomos surpreendidos por "Angie".

Pintura de Ron Wood sobre Mick Jagger cantando "Sympathy for the Devil".



 Esse show eu pedi para minha mãe gravar no Videocassete (nossa!!!) que passou pela TV.



A mídia brasileira depois da passagem dos Stones pelo Brasil, dizia ser esse o único show da banda por esses lados. Errado. Em 11 de abril de 1998,  com abertura de Cassia Eller e Bob Dylan no Sambódromo, aconteceu a Tour Bridges to Babylon. Com direito a canja e tudo. Dylan se sentiu "como um Rolling Stone": "Like a Rolling Stone".
 
  A passagem pelo Brasil rendeu um filho para Jagger, mas fica só no registro... Sem comentários.


e finalmente, direto do Sambodrômo:

Depois de uma fase de roqueiros nada exemplares, os Stones ganharam o coração dos brasileiros e retornariam uma vez mais... 

Mas isso é pra semana que vem que vai ter:

Glimmer Twins, Copacabana, Martin Scorcese, Life e o Futuro... 


LINK sobre os 50 anos da banda: 


abaixo um texto do jornalista André Ribeiro do Blog Stones Planet Brazil:



Atualizado 10/07/2012 - o jornalista André postou o material do Blog da Cost@ :

Homenagem aos 50 anos no Blog S. P. B. (as charges que criei para o Blog) 



A seção Cost@ News desse blog traz sempre informações sobre os 50 anos dos Rolling Stones. 


                        Galeria                               

João Moreira (charge) 

 Uma charge de João Carlos Moreira (da seção: Blog & Sites) que além de fã dos Stones, ele é um incentivador do Blog.

                  ........                               

Boa Semana Amigos.











Nenhum comentário: