domingo, 3 de novembro de 2013

Os Verdadeiros Amigos da Terra

Esse artigo expressa a opinião do autor que só tem o interesse de divulgar a cultura e turismo 
de uma terra que possui vasta beleza e diversidade.
 

uma breve historinha:

Em 1986, um casal,  um médico veterinário e uma bióloga resolveram abandonar o caos urbano e os conflitos gerados pela "desumanização" em que ainda vivemos, para se dedicarem a uma vida segura e saudável com o objetivo de educar e criar seus filhos em família. Partiram para o interior do Estado do Rio de Janeiro, onde investiram em uma alternativa que suprisse as necessidades da família e também contribuísse com a preservação do meio ambiente. Primeiro foram verduras, ovos, leite, queijos e mel.
Depois a paixão pelas abelhas tornou o centro da dedicação da família. Foi assim que a história realmente começou:

Assim nasceu em 1990 o Apiário Amigos da Terra.  Mais um dos lugares para visitar com a família em Nova Friburgo, no Circuito Turístico Teresópolis - Friburgo, no coração da Mata Atlântica (próximo ao Jardim  do Nego).



Vou apresentar o casal da história: 
Luis Moraes (nascido em Niterói) e Clarice Líbano, formados na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolvem ao longo desses mais de vinte anos projetos de pesquisa, trabalhos técnicos, participação em feiras, eventos e congressos no Brasil e no exterior sobre apicultura. Realizam no Apiário Amigos da Terra atividades para valorizar a importância das abelhas e a necessidade delas na cadeia biológica, que querendo ou não nós fazemos parte. Um bom assunto para refletirmos com nossos filhos, inclusive a importância na multiplicação de espécies vegetais, que é uma base desse conhecimento. 

 Luis, Clarice e Claudinei (filho do casal, que hoje 
com 29 anos trabalha com os pais desde pequeno).

O Apiário Amigos da Terra produz própolis para o Japão, produz um excelente mel de nível exportação. Eu provei e é uma delícia.

Lá você encontra vários atrativos. Desde uma ponte sobre um lago com carpas até um museu que conta a história do mel de 2.400 A.C. até hoje. Uma abelha gigante é o fascínio das crianças dentro do museu, que encerra a visita com uma surpresa inesquecível. Você tem que ir para saber. Não vou te contar.

Existe também uma visita agendada para os turistas conhecerem os apiários com roupas especiais. Ideal para grupos escolares ou turistas. Será meu próximo programa quando eu voltar lá. 

 Entrada do Museu do Mel



Assim podemos perceber que esta família (fundadora do apiário) escolheu uma alternativa humana e natural de vida, trabalhando em prol da preservação do ambiente em que vivem agregando valores aos descendentes independente de uma cultura de competição.

Segundo o próprio Luis Moraes, o grande objetivo é que o cliente seja muito bem tratado e que saia do Apiário Amigos da Terra e de Nova Friburgo fazendo recomendações positivas. 

Aconselho à todos a visitarem esse atrativo turístico e cultural de Nova Friburgo. 

Detalhe: Informem-se antes de acreditar na primeira manchete sensacionalista baseada na tragédia das chuvas de 2011.


Sejamos como as abelhas e a família Amigos da Terra.
Não custa nada desejar, ao menos. 



Marcos Costa





Informações:

Av. Antônio Mário de Azevedo, 17200
(Estrada Friburgo-Teresópolis, Km 17)
Campo do Coelho - Nova Friburgo / RJ
Tel: (22) 2529-4333
Fax: (22) 2529-4182
E-mail Museu: museudomel@gmail.com


BOA SEMANA AMIGOS


Um comentário:

Jorge Calixto disse...

Marcos, em primeiro lugar parabéns pela matéria, gostei muito do formato que você escreveu, pensando principalmente na dedicação e coragem dessa família e também não esquecendo de lembrar a todos que a cidade de Friburgo está ativa e esperando seus visitantes, estive na cidade em setembro e quando voltar pretendo visitar esse apiário e vivenciar esse sentimento que você nos contou. Obrigado pela dedicação.