segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dr. Socrates (1954-2011) Meu Amigo Brasileiro

Disse Bob Teixeira no Blog do Juca Kfouri:

"Disse Sócrates, no programa “Juca Entrevista” – em 2001”: “não confundir conhecimento com educação!”
O primeiro é socializar (que magnífico verbo!) e o segundo é ensinar (verbo magistral!). Ele cumpriu os dois como poucos “educadores”…, é uma REFERÊNCIA, para crianças, jogadores, neófitos, cidadãos, esportistas, políticos e quem dirige o esporte (clubes e CBF) no país."





Esse fim de semana fiquei realmente preocupado com uma série de tarefas e não conseguia imaginar o que postar domingo, como de costume, no blog. Até que na manhã de domingo acordei e vi a notícia do falecimento do ex-jogador Socrates. 

Fiquei abatido e triste. Afinal era meu amigo. Ops... nosso amigo.

Sim, eu torci por futebol durante parte da minha infância, até que um dia o futebol ficou violento demais e mais tarde muito marketing, máquina de enriquecer e fábrica de celebridades (Fenômenos, Imperadores, Reis...). Cadê o atleta?? Vou repetir...  ATLETA. Não vejo atletas como na época de Zico e Falcão. A melhor seleção, como foi considerada, de todos os tempos e mesmo assim não levou a Copa de 82. Lembro de Socrates e sua jogada de calcanhar (futebol arte - já ouviu falar?) e lembro dos momentos que assistia futebol com meu falecido pai. Momentos como esses ficam eternos em nossos corações.


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, Doutor, Magrão, nosso amigo, um brasileiro, não importa... o que importa é a herança que ele nos deixou e que podemos abraçar novamente quando o Brasil quiser... de ética, cidadão que viveu a democracia (modificou a hierarquia dentro do Corinthians e no futebol à nível nacional), se opôs a ditadura militar, participou das diretas num período crítico de nossa história e não terminou sua carreira de maneira deprimente. Infelizmente uma infecção alimentar derrubou nosso craque no meio de campo, que já estava fraco por conta do álcool. 
Merece um livro a história do Filósofo Brasileiro que Jogava Futebol. Um médico que jogava bola. Tinha uma profissão o nosso Doutor, como tantos outros jogadores do passado. 

Lembro de Socrates e sinto falta dos nossos heróis brasileiros. Homens e mulheres que percebem que podem participar da vida e não esperando as coisas externamente mudarem.

Um ser humano que teve vícios mas que também esbanjava virtudes. Obrigado Doutor.

Torce por nós aí de cima, amigo do Brasil, filho querido da nação verde-amarela, nosso amigo e nosso irmão. Que a gente consiga marcar muitos gols na nossa vida e juntos como brasileiros por um país melhor em tua homenagem.


Fica com Deus.



  •  deixe seu comentário abaixo;
  •  confira os vídeos (youtube) abaixo;
  •  confira também a lista de links com frases de Socrates:

2 comentários:

Ronaldo Costa disse...

Uma grande perda!
Ronaldo

... da Cost@ disse...

O que muito me incomoda é a piada que o Atleta hoje em dia se tornou. Naquele tempo não havia esse show de intimidades e futilidades. Nossos atletas jogavam, se dedicavam...