domingo, 17 de junho de 2012

Homenagem ao Blog do Mendes & Mendes


        Cultura. O que é cultura? 

        Não é nada fácil definir, pois hoje em dia o significado se tornou bastante amplo. A cultura é a construção humana, faz parte de cada um individualmente como faz parte de um coletivo regional, social e até mundial. 

       Estou dando maior atenção no momento para a cultura popular do nosso país. Afinal, quem tem que gostar da minha terra? Eu mesmo.
Sou carioca, mas admiro muito nossa história de norte a sul.
Na minha família, meus avós paternos eram do Rio Grande do Norte.

       Você “curte” suas origens?
       
     Cresce cada dia mais a cada geração a falta de atenção as nossas raízes. Eu, particularmente, me preocupo muito com isso. Sei que a tendência é negarmos os ensinamentos dos antigos, para que num futuro de 10 anos se aprenda a lição que se tivesse ouvido a voz do aprendizado, não teria cometido essa ou aquela falha. Essa é uma "maldição" da juventude. E que a política nada se preocupa em mudar esse quadro... até tira vantagem... e assim nosso povo, cada vez torna se  mais e mais ignorante.
      Lembro, quando tinha 10 anos, que os professores nos incentivavam a pesquisa (na época biblioteca – hoje em dia Google) e eu chegava passar tardes perdido no meio dos livros na escola. Cheguei a ler muito de pessoas que passaram pela história, fatos, guerras, mitologia ...  Ganhava de minha madrinha uma enciclopédia a cada aniversário. Procurei dar valor a tudo isso e a experiência de quem um dia já viveu... já passou pela estrada que vou percorrer.
         Por isso me recomendo o Blog do Mendes & Mendes que não só trata de personagens do Cangaço, mas de cultura e pela busca de informações de nossa história. Vale a pena viajar pelo riquíssimo material que ele nos oferece (de várias fontes, inclusive).

      Além disso, me tornei amigo virtual dele, quando precisei fazer uma pesquisa sobre um futuro projeto meu. Mais tarde eu vou falar sobre esse projeto com vocês (*).

        Quero demonstrar meu agradecimento a ele que me incentiva muito aqui no Blog, assim como todos os amigos que trago como irmãos.







___________________________________
 Recomendo que Assistam o Vídeo:

 ___________________________________
(*)
Segue aqui um texto meu. É parte de um conto que vou incluir em um futuro livro. 
Espero que gostem:


E para completar a homenagem, ofereço aqui um mascote ao Blog do Mendes & Mendes:



--------------------------------------

Até semana que vem... 


Construam  o hábito da leitura.

Ler é viajar sem sair de casa.


________________________________________

Mês que vem... mais sobre eles.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo totalmente com você. Existe uma tendência em expansão de negar a própria cultura. O que vem de fora sempre parece mais interessante. Eu, em especial, valorizo muito a cultura essencialmente brasileira. E me identifico muito com seu ponto de vista. Parabéns pelo blog e continue escrevendo! Abraços.

MAGÍLICA disse...

Obrigado, Silvia Prata. Sabe que acabei tendo a inspiração pro próximo blog por causa do seu comentário. Sorte, saúde e paz. Abrçs.