domingo, 24 de junho de 2012

Leitura, Escritores e Amigos


Por que não gostamos de ler? 

Sabemos que ler é importante, porém achamos algo difícil. Não vamos nos prender nas razões, que já sabemos se olharmos para trás. Vamos refletir...
 O que nos falta?

Entendimento - Ler nos faz entender assuntos diversos. Compreender, perceber... Como poder falar de algo que não conhecemos?

Cultura - É viajar sem passaporte e avião. Temos contato com várias culturas diferentes. Daí compreender que entendemos o outro quando descobrimos a história que o cerca. É um remédio contra a diferença entre as pessoas.

Reflexão - Ler nos faz refletir. É inevitável. Formamos uma opinião, uma ideia nossa, individual e madura dos fatos e chegamos ao crescimento pessoal.

Conhecimento - Lemos e passamos a escrever melhor. Dá-nos confiança, assim, de nossa historia e de o conhecimento de um mundo novo.

Leitura dinâmica - O poder de refletir muito mais rápido. Agilidade na leitura, entender o assunto de um texto e avaliar a opinião do escritor e chegar a uma conclusão aprimorada.

Vocabulário - Ah! Tesouro garantido. No mercado de trabalho é um diferencial.

Escrita - Reflexão e conhecimento junto com vocabulário rico. Que acontece? É claro que é garantido o desenvolvimento de um texto fica mais fácil. Quem lê, se expressa melhor.

Diversão - Um bônus. Concorda? Ler por si só já garante diversão. Novamente é a viagem sem avião e passaporte. Conhecer esse mundo, o planeta, e novos mundos imaginários.

Informação - Mais aplicada em notícias, a leitura nos atualiza de fatos do mundo e até sobre nossa cidade. Mas deve ser criteriosa. Existem muitos meios da mídia que se especializaram em DESINFORMAÇÃO. Cuidado galera.


Quero fazer um elogio a três amigos que tenho. Seguem as charges de cada um logo abaixo.

São escritores e além de admirá-los como pessoa, me identifico com a mensagem de cada um:



JULIO ROCHA

Com seu estilo de ficção e romance policial, tem sido meu orientador (Técnicas para Escrever Ficção) em criar meu primeiro livro. Teia Negra é um romance policial que acontece no Rio de Janeiro. Acanãs é a primeira parte de uma série. Muito bom.

 ALLAN PITZ

Além de ser meu amigo pessoal, Allan Pitz é o rock em forma de escrita. A Arte da Invisibilidade é minha recomendação.  O Peixe de Calças Jeans, histórias para crianças, está sendo lançado nos Estados Unidos e aqui é material de escolas.

SILVIA PRATA

Por orientação de um amigo, o jornalista Ronaldo Rosas, criei um Facebook voltado para meu projeto. Conheci vários autores e me surpreendi com Silvia que está lançando seu livro Amor e Outros Equívocos.
O lançamento do livro será no dia 11 de julho às 19hs no Colégio Educare Pitágoras - SP.
Boa sorte para ela e que venham muitos outros livros.






Para mim, como tantos outros, eles fazem parte do "o novo"  na literatura de nosso Brasil carente de conhecimento.

___________________________________________




Mês que vem... mais sobre eles.



2 comentários:

MAGÍLICA disse...

O Blog do Mendes & Mendes postou como sempre faz o conteúdo desse domingo. Obrigado amigo Mendes:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/leitura-escritores-e-amigos.html

Marcos

Unknown disse...

Obrigada, Marcos! Esse carinho me incentiva muito, pode ter certeza. Sim, espero que venham muitos outros livros. Sinto que escolhi a palavra. E ela também me escolheu.

Um abraço.